Artigos

A alegria do reencontro

Ômar Souki

Na sexta-feira ada recebi uma mensagem de voz: “Ômar! Estou em sua terra para um evento e gostaria de ver você. Se não tiver nada mais interessante pra fazer, dê uma ada lá, amanhã, pela manhã!”. Era meu amigo Jair Faustino Vidal, de mais de duas décadas, que veio à Divinópolis, Minas Gerais, realizar um evento de vendas.

Claro que eu desejava revê-lo. Tínhamos atuado juntos em vários eventos em São Paulo e Minas. Depois que eu lhe respondi afirmativamente, ele me enviou a programação que contava com a participação de César Frazão, outro grande amigo, que fazia tempos eu não via. E também dos palestrantes, Paulo Paduano, aqui de Divinópolis, e Franco Junior, de Bauru.

Aprontei-me com alegria no sábado pela manhã e por volta das 10h00 fui até o centro de eventos Paulinelli, onde estava sendo realizado o encontro de vendas. Logo ao estacionar o carro vi o Jair e o César conversando na entrada. Só de vê-los, meu coração pulsou mais forte. Foi sensacional. Ao mesmo tempo—mesmo não sendo militares—batemos continência uns para os outros! De arrepiar!

Como é bom estar novamente com amigos sinceros. Em minha mente ou o filme de tantas jornadas, desafios e alegrias compartilhadas. Depois dos abraços, Frazão me perguntou: “Você não sente saudade dos palcos?”. Respondi: “Claro! Agora mesmo estarei pulando lá para palestrar!”. Aquela pergunta mexeu comigo. Pois, falar em público é algo que, apesar de desafiador, também nos proporciona grande júbilo. É a satisfação de estar contribuindo para o crescimento de nossos semelhantes.

Depois veio o Paduano que, ao mesmo tempo em que me abraçava calorosamente, me dizia: “Eu tenho um livro seu que carrego comigo: O segredo em vendas. Quanta emoção! Depois de tantas demonstrações de afeto, eu entrei naquele agradável estado de fluxo, em que tudo flui deliciosamente. Simplesmente não nos movemos, mas levitamos.

Entramos na sala do evento e Franco Junior estava entregando seus ensinamentos a uma plateia de mais de 200 jovens vendedores de toda a região: Divinópolis, Cajuru, Itaúna, Cláudio, Itapecerica, etc. Não se ouvia um pio, estavam praticamente hipnotizados pelo brilhantismo das palavras de Franco Junior.

Tomei assento e comecei a anotar: “Evitem vícios de linguagem. Façam vídeos de suas apresentações e descubram palavras repetitivas. Façam o auto policiamento para cortar esse vício que pode lhe custar uma venda”. Perfeito! Quantas vezes eu já tinha me distraído em frente de uma pessoa que a cada duas palavras, repetia: “entendeu o que estou falando?”.

Enquanto eu navegava nos ensinamentos do palestrante, escutei ele dizendo: “Nós, que agora viajamos por todo o país ministrando palestras, temos uma grande dívida para com aqueles que desbravaram o território antes de nós. E, vejo agora, que uma dessas pessoas que tanto iro e em quem me inspirei, está aqui me escutando, assentado lá fundo da sala. Por favor, uma salva de palmas para ele: Ômar Souki!”.

Uau! Era só o que faltava para transformar aquela manhã em uma das mais gloriosas de minha vida. Ele pediu que eu me levanta-se e cumprimentasse aos participantes, o que fiz com indizível prazer. Eu estava novamente no palco…

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.