Minas Gerais

Supermercado da região central de Minas deverá promover ambiente de trabalho saudável

Um supermercado da região central de Minas Gerais firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), após denúncias de irregularidades trabalhistas. Por meio desse ajuste, o empregador se comprometeu, principalmente, a promover um ambiente de trabalho saudável, ou seja, de respeito às pessoas, inclusivo, que valorize a diversidade de ideias e proporcione segurança psicológica aos empregados. Nesse sentido, o empregador deverá garantir um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação, assédio e outras condutas que desrespeitem a dignidade dos trabalhadores.

Outro compromisso foi o de conceder um descanso semanal remunerado a cada seis dias de trabalho, sendo pelo menos um domingo a cada três semanas.

O TAC que possui vigência por prazo indeterminado e já deve ser observado imediatamente pelo empregador, prevê ainda uma multa de R$ 3 mil por eventual constatação de descumprimento e por trabalhador prejudicado. Dentre outras destinações possíveis, a critério do MPT, tais valores podem ser revertidos a órgãos públicos e entidades beneficentes.

Afinal, o que é TAC? Quando deve ser realizado? Qual a importância para os trabalhadores?

O termo de ajustamento de conduta (TAC) é um acordo que o Ministério Público do Trabalho celebra com quem viola direitos trabalhistas coletivos, a fim de adequar a conduta dos investigados, impedir a continuidade da situação ilegal, reparar os danos verificados, compensar os que não possam ser reparados e ainda evitar uma ação judicial, já que é um instrumento preventivo e corretivo. Ele será utilizado quando forem constatadas irregularidades trabalhistas, a fim de que o empregador e a cumprir a lei. Dentre outros fatores, a importância do TAC está na celeridade com que as violações ou ameaças de lesões aos direitos trabalhistas são resolvidas, de modo a preservar a dignidade no trabalho, bem como evitar a ocorrência de situações mais graves.

Você sabia que qualquer pessoa pode denunciar irregularidades trabalhistas!?

Veja como é simples!

As denúncias trabalhistas ao MPT podem ser feitas pessoalmente nas Procuradorias do Trabalho em todo o país, por telefone (0800-702-3838, das 9h às 17h), por carta e até mesmo pela internet no Sistema de Denúncia (clique aqui).

Fonte: MPT

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

e nosso Grupo de WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.