Artigos

Tributo a Maria…

Quando pensamos no dia das mães com certeza lembramos na primeira de todas as mulheres, a mais importante, a mãe de todos nós, aquela que nunca duvidou de seu filho e lutou com todas as forças contra tudo e contra todos para defende-lo, Maria.

Na minha história existiu uma poderosa Maria que com certeza foi uma grande guerreira que enfrentou tudo e todos para criar sua família.

Há muitos anos atrás em um pacato lugarejo chamado de córrego do soldado, ali pertinho de Itaúna nascia uma menininha filha de um casal, João José e Maria Rosa, comerciantes que foi batizada com o nome de Generosa Maria Conceição e que teve como irmãos Ben, Severino e Laurentina.

Foi criada na religião católica tendo como exemplo um pai muito amoroso e respeitado na região como um forte comerciante e uma mãe muito brava e muito nervosa.

Quando moça já era prometida para o casamento com um filho de um fazendeiro, como era o costume da época, mas eis que aparece um estrangeiro Libanês, mascate, que muda toda esta história.

Ele era Melhan Mileip naturalizado Alfredo Rachid, recém chegado da cidade de Baysur no Líbano e por força do destino vir parar neste lugarejo do córrego do Soldado pertinho de Itaúna para escrever sua história.

E como em um romance Generosa se prontificou de ajuda-lo a aprender o português e se apaixonaram, o pai que era muito amoroso notando o andar das coisas tratou de arquitetar para que os dois ficassem juntos.

Escondido de sua esposa Maria Rosa, marcou com o padre para casa-los as 5 horas da manhã escondido de todos tendo apenas como testemunha ele e um amigo.

Desta maneira aconteceu o casamento de minha avó, que a partir dali ou a se chamar Maria Rachid e saiu no mundo junto com meu avô Alfredo para ganhar a vida.

E sendo uma mulher forte escreveu sua história com muitos apertos e grandes realizações.

Tenho por ela o maior exemplo de mulher forte e batalhadora, pois mesmo na época ser costume a mulher ser submissa ao marido ela soube como ninguém se impor e mostrar a que veio, mãe, forte e resolvida.

Minha querida avó me ensinou a rezar e sempre que faço a sinto perto de mim… um sentimento delicioso.

Neste dia das mães coloco como exemplo esta grande e poderosa mulher, que mesmo sendo baixinha, veio para marcar seu tempo e sua história. Viva Generosa Maria Conceição minha querida Vovó Maria Rachid.

Amnysinho Rachid

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.