Inscrições para projeto de qualificação profissional do IHA terminam na segunda-feira em Divinópolis

QualFICA prepara pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho
O Instituto Helena Antipoff (IHA) encerra na próxima segunda-feira (22/05) as inscrições do projeto ‘QualiFICA: Para além das cotas PdC’. A iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Cooperforte, oferece qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual leve ou moderada ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre 18 a 40 anos.
As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto (rua do Cobre, 697 – Niterói) com a presença de um responsável ou nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Cras Nordeste – Rua Rubi, 284, bairro Niterói.
Cras Noroeste – Rua Nova Serrana ,140, bairro Afonso Pena.
Cras Sudeste – Rua José Afonso Michelini, 151, bairro N. Sra das Graças
Cras Sudoeste – Rua Castro Alves, 2020, bairro São José.
Cras Sudoeste II – Rua Goiabeira, 761, bairro Jardinópolis.
Os documentos necessários são:
– F e RG da pessoa a participar do projeto;
– F e RG de um responsável;
– Comprovante de endereço;
– Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID);
– Comprovante de escolaridade;
– Duas fotos 3×4.
É necessário, ainda, informar o e-mail de um responsável e dois contatos telefônicos.
Em caso de dúvidas, ligue (37) 3221-2001.
Metodologia
O objetivo é preparar as pessoas com deficiência para as diferentes exigências do mercado, como planejamento, organização, informatização e outras habilidades. São oferecidas palestras, oficinas, o a materiais de estudo e educativos, entre outras ações.
O Instituto também atua na articulação de parceria com empresas e outras instituições para o o e a permanência no mercado de trabalho.
Ao longo do QualiFICA, o instituto promove grupos de aprendizado para os assistidos, como rotinas de auxiliar istrativo, oficinas de empregabilidade, workshop de agentes multiplicadores, desenvolvimento e marketing pessoal, oficina de prática profissional, empreendedorismo, educação financeira e empoderamento digital.
O projeto também conta com a distribuição de materiais de conscientização e visita a empresas para orientações e esclarecimentos.