Agosto dourado: a nutrição do bebê começa pela nutrição da mãe

Neste mês é celebrado o Agosto Dourado: mês da conscientização e incentivo ao aleitamento materno. O aleitamento materno traz diversos benefícios à saúde do bebê, fortalecendo sua imunidade e reforçando os laços de amor entre mãe e bebê. Mais do que isso, amamentar é um ato de amor! Mas, não há como negar que também exige diversos cuidados da lactante.
De acordo com a nutricionista e docente da Faculdade Una Divinópolis, Jeannine Antunes, os cuidados devem começar com a alimentação diária da mãe. “É preciso ter uma alimentação que ofereça variedade, qualidade e quantidade. Realizar refeições fracionadas ao longo do dia é uma estratégia de grande ajuda nessa fase. Ressalto também o papel imprescindível da água. Alimentos in natura ou minimamente processados devem ser priorizados; óleos, gorduras, sal, açúcar devem ser moderados; ultraprocessados como alimentos embalados embutidos e enlatados devem ser evitados. Descasque mais e desembale menos” friza Jeannine. Outro cuidado a ser destacado é o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes que deve ser evitado nessa fase.
Alguns estudos mostram que alimentos como leites e derivados, adoçantes industrializados, leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, legumes fermentáveis como brócolis/couve-flor, etc., alimentos com cafeína, e álcool podem causar cólicas ao bebê.
Mas, alguns alimentos podem contribuir ainda mais com a saúde da lactante e dos bebês, e existe até uma teoria que de alguns alimentos podem aumentar a produção de leite. “Não há um consenso literário sobre alimentos específicos para aumentar a produção de leite materno. As Organizações de saúde são unânimes em orientar uma alimentação saudável, equilibrada e variada” destaca a docente. Ela ainda acrescenta que é importante analisar caso a caso e montar uma estratégia eficiente para cada caso.
E esses cuidados devem começar antes mesmo do nascimento do bebê, já na gestação. “A gestante precisa de uma alimentação que ofereça variedade, qualidade e quantidade adequada de nutrientes para essa nova fase, contribuindo com a saúde materna e do feto” finaliza Jeaninne.
Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9