CIS-URG Oeste realiza curso prático sobre atendimento respiratório em pediatria e neonatologia

O CIS-URG Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou na manhã do dia 14 de maio, no hotel JB, em Divinópolis, o Curso Prático de Atendimento a Quadros Respiratórios na Pediatria e Neonatologia para médicos e enfermeiros que atuam no SAMU e UPA de Divinópolis. Haverá turmas também nos dias 19 e 20 de maio, de 08 às 13 horas.
A capacitação é conduzida pela Dra. Junia Cajazeiro, médica pediatra e neonatologista, mestra em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fiocruz e doutoranda em Saúde Pública pela UFMG. Com ampla experiência na área, ela atua como instrutora de Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria, além de integrar as equipes do Hospital das Clínicas-UFMG e Hospital Vila da Serra. É também professora e coordenadora do internato em Pediatria da FAMINAS-BH.
De acordo com a coordenadora do NEP, Larissa Martins, o curso reforça a importância do preparo técnico frente a quadros delicados e específicos. “Atender crianças e neonatos exige atenção a muitos detalhes. É fundamental que a equipe esteja bem treinada e preparada para todas as fases do atendimento pré-hospitalar. Neste período de sazonalidade com aumento de casos respiratórios, esse tipo de capacitação é ainda mais necessário”.
O curso tem como objetivo o fortalecimento das práticas clínicas no cenário real do atendimento. Para o diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão, a variação das doenças tem afetado diretamente a população pediátrica, com aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave. “O reconhecimento precoce e os procedimentos adequados ao paciente, seja na oferta de oxigênio, e ventilatório ou intubação, possibilitam resultados positivos.”, comenta.
O secretário executivo do CIS-URG, José Márcio, reforça que a capacitação é parte da estratégia institucional diante do atual cenário da área da saúde. “Estamos vivenciando um momento de grande preocupação com as doenças respiratórias. O Estado decretou emergência de saúde pública e o município de Divinópolis está em situação de urgência. Nossa meta é treinar mais de 150 profissionais do SAMU e da UPA. Essa iniciativa reforça o compromisso do CIS-URG Oeste com a excelência no atendimento às urgências e emergências.”