Divinópolis

Entidades promovem ação no comércio de Divinópolis de combate à violência contra a mulher

No próximo dia 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a SEMAS – Secretaria Muncipal de Assistência Social, com o apoio da CDL Divinópolis, realizam importante ação de conscientização e combate à violência contra a mulher.

A iniciativa consiste em visitas aos estabelecimentos comerciais da área central de Divinópolis, ando pela Avenida 1º de Junho e Rua Goiás. A concentração está marcada para as 8h30 na Praça da Catedral.

Distribuição de cartelas e adesivos orientativos

Durante a trajetória, serão distribuídas cartilhas orientativas e fixados adesivos nos comércios, especialmente em provadores de roupas, com mensagens de alerta e informações para que mulheres vítimas de violência saibam como identificar com o “Sinal Vermelho” e buscar ajuda.

Números alarmantes de violência contra a mulher no Brasil

O Brasil enfrenta índices preocupantes de violência de gênero. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados 1.437 casos de feminicídio no Brasil, o que representa uma taxa de 1,36 casos por 100 mil mulheres. Esse número reflete um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior. Em 2023, os dados do primeiro semestre indicam continuidade de números elevados, mas a estatística anual ainda não está consolidada, além de mais de 230 mil casos de lesão corporal dolosa em contextos de violência doméstica. Isso significa que, a cada dois minutos, uma mulher sofre algum tipo de agressão no país. Além disso, cerca de 45% das mulheres vítimas de violência não tomam nenhuma ação formal contra seus agressores, muitas vezes por falta de confiança nas autoridades ou por medo., destacando a importância de iniciativas que ampliem a conscientização e o apoio às mulheres.

O papel do comércio na conscientização e apoio às vítimas

A presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, reforça que ações como a campanha “Sinal Vermelho” evidenciam o impacto transformador do comércio local no desenvolvimento social e econômico da cidade. “Como entidade representativa, temos o compromisso de promover ações que impactem positivamente a sociedade. A campanha ‘Sinal Vermelho’ é uma forma de contribuir para a construção de uma cidade mais segura e acolhedora para todas as mulheres”, destaca.

Ao integrar os comerciantes nesta causa, a CDL reafirma sua missão de conectar empresas e pessoas, consolidando o comércio como aliado na luta contra a violência de gênero, transformando os espaços comerciais em pontos de conscientização e apoio às vítimas.

“O engajamento dos comerciantes não apenas amplifica a mensagem da campanha, mas também posiciona o setor como um aliado na promoção da cidadania, gerando impactos positivos que refletem diretamente na valorização do comércio e na consolidação de Divinópolis como um polo do desenvolvimento humano e econômico”, avalia Mônica.

Entidades apoiam a ação

A CDL Divinópolis atua na promoção de conexões e no fortalecimento do comércio local, com iniciativas que impactam positivamente tanto o ambiente empresarial quanto a comunidade em geral. Por isso, a CDL se une a outras entidades e órgãos públicos para promover mais essa ação. Participam da campanha, representantes da SEMAS, CRAS/CREAS, Semed, Secretaria de Cultura, Semusa, Deam, Polícia Militar, Soac, OAB, CRP, CA UEMG, LAPROM, CEAPA e Associação Meu Amar, além de cidadãs usuárias do Sistema Público.

Fique atento, ação pode ar no seu comércio
Data: 25 de novembro
Horário: Concentração às 8h30
Local: Praça da Catedral, Divinópolis

Fonte: CDL Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

e nosso Grupo de WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/GJGlNjUJTom90FxIx5LxhZ

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.