Feira Agroeste, em Divinópolis, terá oficina de bioinsumos em tempo real; entenda
Instrutor do Senar vai ensinar a construir um biodigestor. Feira, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais, traz as últimas novidades tecnológicas para o homem do campo

De 15 a 17 de agosto, o Parque de Exposições de Divinópolis vai receber a Agroeste, considerada a principal feira de agronegócio do Centro-Oeste de Minas. Estão programadas palestras, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, leilões de gado e feiras de produtos rurais e artesanais. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 120 mil pessoas.
Tanque Multiuso e Biodigestor em tempo real
Outra novidade da programação será uma Mostra Tecnológica com as últimas novidades do setor voltadas para o agro. No estande da Emater-MG, o visitante conhecerá um tanque multiuso. O extensionista Giovani Chaves vai mostrar o que deve ser observado antes de construir o equipamento que serve tanto para criação de peixes como para irrigação.
Já no espaço do Senar Minas, haverá uma oficina de bioinsumos, em tempo real. O instrutor Romero Meireles que é advogado, técnico agrícola com MBA em Desenvolvimento Sustentável e Especialização em Cultivo de Plantas Medicinais, com Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, vai mostrar aos visitantes que construir um biodigestor para fabricação de biofertilizantes líquidos é mais fácil do que se imagina. “Queremos oferecer essa possibilidade, incentivando que os próprios produtores façam seus próprios bioinsumos na fazenda. Vamos falar também em temas como compostagem e uso dos bioinsumos na prevenção de pragas e doenças”, disse.
Para quem não sabe, um biodigestor aproveita os excedentes dos processos de trabalho de uma propriedade (como o esterco, no caso da suinocultura), com a vantagem da produção do biofertilizante líquido, que é mais fácil de fazer, de aplicar e muito rico em microorganismos e micronutrientes.
Presidente disse que foco é produzir mais e melhor
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, responsável pela organização do evento, Irajá Nogueira, disse que o objetivo da feira é apresentar produtos e serviços que facilitem o dia a dia nas propriedades e ajudem os produtores a produzir mais e melhor, aumentando suas rendas e qualidade de vida”.
Ainda de acordo com o presidente, a Agroeste possibilitará a comercialização dos produtos da agricultura familiar, em especial com a participação da Cooprafad e produtos produzidos através dos cursos oferecidos pelo SENAR. “A parceria entre o SENAR e o Sindicato Rural de Divinópolis é uma forma de promover renda e sustento às famílias, com a participação deles em feiras locais, onde expõem seus produtos”, disse Irajá.
Evento tem viés social
Em parceria com o projeto Fazendo Arte, será realizada a primeira edição da Agroeste Educa, que envolve atividades educacionais para o público infantil durante os três dias de feira.. Pensando em atividades para toda a família, a programação conta ainda com eventos direcionados como Faemg Mulher e Faemg Jovem/Uniagro.
A praça de alimentação oferecerá comidas típicas e cervejas especiais para o happy hour, com direito a música ao vivo. O evento é aberto ao público e tem o apoio do Sistema FAEMG/SENAR, EMATER, AVIVAR, SEBRAE e SICREDI.
Fonte: Itatiaia