Divinópolis

Gerdau investe em modernização da usina de Divinópolis e terá ganhos em eficiência operacional e controles ambientais

Manutenção programada substituirá equipamentos e melhorará sistemas de controle de ruído e poeira, reduzindo também as emissões de CO2

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, iniciou a parada na sua usina em Divinópolis, que irá acontecer durante todo o mês de maio. A ação integra o planejamento de manutenção preventiva da empresa e trará melhorias em equipamentos e processos, com importantes ganhos ambientais, de segurança e eficiência dos processos de produção.

Entre as manutenções previstas estão a troca de diversos equipamentos e componentes em todas as áreas da unidade. Além das manutenções estão previstos investimentos, como a reforma completa de um alto forno, melhorias em sistemas de controles ambientais e estruturais nos processos.

Durante o mês de manutenção, as equipes técnicas fazem inspeções detalhadas para identificar e corrigir eventuais desgastes. Também são feitos ajustes para melhorar a performance dos equipamentos, implementando melhorias e atualizações dos sistemas.

“A iniciativa é um momento estratégico, planejado para garantir e melhorar a eficiência e segurança em nossa produção, valor que é inegociável na Gerdau. Além de cuidar dos nossos equipamentos, trazemos melhorias que terão impactos diretos em todos os públicos: comunidade, clientes, colaboradores e acionistas”, afirma Tiago Mascarenhas, gerente executivo da Gerdau em Divinópolis.

Para a realização da parada, a empresa gera postos temporários de trabalho, movimentado a rede hoteleira, fornecimentos de outros serviços e produtos da cidade, trazendo muitos ganhos também para a economia local.

Sobre a Gerdau 

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.