Cajuru iniciará a coleta de leite materno para doação

Carmo do Cajuru, nos próximos dias, dará início à coleta de leite humano. A iniciativa será possível graças a uma parceria da Prefeitura de Carmo do Cajuru com o Complexo de Saúde São João de Deus. A previsão é que nessa semana seja celebrado o contrato entre as duas entidades.
Já está devidamente preparada na Estratégia Saúde da Família, ESF, do bairro São Luiz uma Sala de Coleta de Leite Materno. O local vai receber as mães da cidade que queiram participar dessa iniciativa. Lá o leite materno será colhido e encaminhado para o Complexo de Saúde São João de Deus para análise.
A partir daí, ele poderá retornar para cidade ou atender as necessidades da microrregião onde Cajuru está inserida e, até mesmo, auxiliar na demanda do próprio São João de Deus. Antes da realização da coleta do leite materno, as mães que participarão dessa iniciativa vão ar por consulta e acompanhamento.
Pela parceria firmada, Carmo do Cajuru fica responsável pela Sala de Coleta e o local pra armazenamento de leite e o seu transporte. Caberá ao São João de Deus garantir os potes para o armazenamento do leite.
A Sala de Coleta de Leite Materno é um desdobramento do PROAMES, Projeto de Aleitamento Materno Exclusivo no SUS de Carmo do Cajuru. A iniciativa tem o objetivo de promover o aleitamento materno a gestantes e puérperas durante o ciclo gravídico puerperal como estratégia de promoção, prevenção e incentivo ao aleitamento materno.
Os atendimentos do PROAMES serão toda terça e quinta-feira, das 16h às 20h, e ocorrerá de forma domiciliar. Por meio desse projeto é oferecida Consultoria em Aleitamento Materno e procedimentos como Laserterapia e Bandagem que tem como objetivos a reparação tecidual, controle da dor, aumento produção leite e drenagem.
Tão logo o contrato seja assinado entre Prefeitura de Carmo do Cajuru e Complexo de Saúde São João de Deus será dado início as atividades da Sala de Coleta de Leite Materno. “Convidamos todas às mães que desejarem, e estiverem aptas, a participarem desse projeto. O leite coletado em Cajuru será destinado ao Hospital São João de Deus onde ará por análise para retornar a cidade. Ele servirá, também, para atender aqueles bebês, prematuros extremos, que tem uma prescrição do pediatra em que os pais, ou responsáveis, poderão buscar esse leite no Hospital São João de Deus”, explica Laeny Catarina Dias Freitas – enfermeira responsável pela Atenção Primária e Referência Técnica em Amamentação de Carmo do Cajuru.
Laeny acrescenta, ainda, que apesar da importância do leite materno, o Ministério da Saúde (MS), trás que a doação de leite materno no Brasil vem registrando uma queda de 5% do número de doadoras de leite materno.
“Esse indicativo traz a necessidade da promoção deste espírito solidário que depende somente da lactente e de profissionais capacitados para acolher essa população, que apesar de parecer uma prática natural e espontânea necessita de um olhar especial de profissionais capacitados e engajados neste movimento do sucesso da amamentação que acompanhem essas mulheres, trazendo leveza e tranquilidade neste processo tão importante”, finaliza a Laeny.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é o alimento mais completo para o bebê, uma vez que é fonte de nutrientes e proteção adequada necessárias ao seu desenvolvimento.