Pela 1ª vez na história servidores de Bom Despacho receberam um projeto concreto para criação de um Plano de Carreira
Servidor, aproveite esta oportunidade: é hora de dialogar com colegas de trabalho e propor sugestões que beneficiem toda a classe.

Dia 22 de fevereiro, para solucionar de vez um problema que se arrasta há anos, a istração entregou a uma Comissão de Servidores e ao Sintram, um projeto concreto do Plano de Carreira. Isso nunca tinha sido feito. Desde então, servidores do istrativo e da Saúde estão tendo a oportunidade de dialogar e sugerir mudanças no plano inicial. Posteriormente, os servidores do Magistério terão a mesma oportunidade.
“Estude o plano, converse com seus colegas e apresente sugestões à Comissão de Servidores. Aproveite esta oportunidade que a Prefeitura está dando! O Prefeito Doutor Bertolino está sendo muito corajoso em trazer este tema à tona. Não é fácil tratar de um assunto polêmico, que envolve carreiras tão desorganizadas. Nenhum outro prefeito teve esta disposição”, destacou o secretário de istração, Wallace Campos.
Ainda não é o momento de debater o Plano de Carreira com Legislativo – agora é a hora dos servidores analisarem o plano e fazerem sugestões de ajustes. Para isso, fale com a Comissão de Servidores.
Somente depois desta etapa, quando o Plano de Carreira estiver completo e finalizado, a Prefeitura enviará o projeto para apreciação da Câmara. Nesta fase sim, os vereadores deverão fazer suas considerações.
Infelizmente este rito foi atropelado pelo Sintram, quando irresponsavelmente levou à Câmara um projeto da Prefeitura que está em fase de discussão. “Eles não têm esta prerrogativa. O sindicato deveria estar apoiando os servidores na elaboração das sugestões. Mas até agora, não nos apresentou nenhum pedido de ajuste. Para piorar, o Sintram está descumprindo acordos feitos com a Comissão de Servidores, o que está prejudicado e tumultuado o processo. Infelizmente, quem perde com isso é o servidor”, lamentou Campos.
O servidor Igor Oliveira concorda com Wallace. “Acredito que o Sintram tem se desvirtuado da sua finalidade, que é proteger os interesses dos servidores. O projeto ainda está em fase de elaboração por parte do Poder Executivo e a etapa agora talvez seja a mais importante desse processo: o dialogo com os servidores. Dialogar realmente foi uma iniciativa muito valiosa. No entanto, ao descumprir combinados com a Comissão e ensejar a participação do Legislativo em um momento nada apropriado, o Sintram está tumultuando os trabalhos e dificultando a tomada de decisões e a resolução de problemas. Espero, como servidor, que sua conduta seja mais cooperativa daqui para frente. Somente assim nos sentiremos realmente representados”, desabafou Igor.
Prefeitura licitou empresa experiente para elaborar projeto – para se chegar à primeira proposta, a Prefeitura abriu um processo licitatório. Felizmente, a empresa vencedora tem expertise na criação de planos de carreira e já atendeu órgãos e instituições grandes, como BNDES, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Cemig, Infraero, Unimed, TRE-RJ.
Fonte: Prefeitura de Bom Despacho.
