Plenário da ALMG aprova projeto para beneficiar mulheres vítimas de violência
Proposição para estimular contratações por empresas foi aprovada em 2º turno nesta terça-feira (2).

Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (2/7/24), foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 392/23, cujo objetivo é estimular a contratação por empresas de mulheres vítimas de violência.
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião
De autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB), a proposição originalmente concederia desconto no pagamento de impostos por empregadores que captassem mão de obra cadastrada em bancos de empregos para mulheres vítimas de violência.
O PL 392/23 foi aprovado na forma do vencido em 1º turno (texto que sofreu alterações ao longo de sua tramitação). Com essa redação, o projeto ou a alterar a Lei 22.256, de 2016, a qual institui a política de atendimento à mulher vítima de violência.
Assim, entre as ações para a implementação dessa política pública, a a ser prevista a adoção de mecanismos para a redução de carga tributária com vistas a incentivar a captação de mão de obra cadastrada no banco de empregos para mulheres vítimas de violência.
Depois que for aprovado em redação final, o PL 392/23 será encaminhado à sanção do governador Romeu Zema.
Novos requisitos para Selo Empresa Parceira da Mulher
Em 1º turno, foi aprovado o PL 1.428/23, da deputada Nayara Rocha (PP), que adiciona requisitos para a obtenção do Selo Empresa Parceira da Mulher, instituído pela Lei 24.317, de 2023. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
De acordo com o texto votado, am a constar como requisitos para obtenção desse selo pelas empresas a garantia de ibilidade no ambiente de trabalho às mulheres com deficiência e a equidade salarial entre homens e mulheres.
Além disso, a Lei 24.317 a a prever que as empresas também devem promover a valorização das mulheres do seu quadro de pessoal e fomentar o ingresso, a permanência, a capacitação profissional e a ascensão de mulheres, em igualdade de condições com os homens.
O PL 1.428/23 será analisado em 2º turno pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Doações de imóveis aprovadas
Os seguintes projetos de doação de imóveis foram aprovados em 2º turno:
- PL 3.325/21, do deputado Duarte Bechir (PSD), que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Serrania (Sul de Minas)
- PL 1.893/23, do governador Romeu Zema, que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Pequi (Centro-Oeste de Minas)
- PL 1.894/23, do governador Romeu Zema, que autoriza doação de imóvel do Estado ao município de Campos Gerais (Sul de Minas)
Em 1º turno, foi aprovado o PL 4.073/22, do deputado Fábio Avelar (Avante), que autoriza doação de trecho da MG-040 ao município de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
Fonte: ALMG
Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h