Presidente do TJMG recebe candidatos de lista sêxtupla do MPMG
Os candidatos concorrem à vaga de desembargador.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e o superintendente istrativo adjunto, desembargador Geraldo Augusto, receberam, nesta quinta-feira (1/9), os seis integrantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) que compõem a lista sêxtupla para concorrer a uma vaga de desembargador do TJMG. Os candidatos foram indicados pelo Conselho Superior do MPMG (CSMP).
A lista, definida em sessão extraordinária de 29/8 do CSMP, é composta pela procuradora de justiça Andrea Figueiredo Soares, o procurador de justiça Geraldo Ferreira da Silva, a procuradora de justiça Gisela Potério Santos Saldanha, o promotor de justiça Leonardo Távora Castelo Branco, o promotor de justiça Marcelo de Oliveira Milagres e o promotor de justiça Rolando Carabolante.
A vaga em aberto, no TJMG, destina-se a um integrante do Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal. A Carta Magna brasileira determina que “um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional”.
A lista sêxtupla é formada a partir da escolha dos órgãos de representação das respectivas classes — Ordem dos Advogados do Brasil ou Ministério Público —, conforme a vaga em aberto no TJMG. Os nomes seguem para votação do Tribunal Pleno do TJMG, que elabora uma lista tríplice, enviada ao Poder Executivo para a escolha de um dos nomes indicados.
Diálogo
O presidente José Arthur Filho afirmou que, de forma análoga ao que ocorreu com a Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-Minas) – que elaborou duas listas sêxtuplas, cujos integrantes se reuniram individualmente com o chefe da Corte mineira na quarta-feira -, houve, mais uma vez, a preocupação de receber todos os candidatos de forma isonômica, dando a eles a mesma oportunidade.
“Foi um momento muito prazeroso e de diálogo, que é algo em que nos empenhamos e que precisa ser exaltado sempre na relação interinstitucional”, afirmou. O desembargador José Arthur Filho também anunciou que a data prevista para que o Tribunal Pleno defina a lista tríplice é 26/9.
O superintendente istrativo adjunto, desembargador Geraldo Augusto, salientou que a atitude demonstra atenção e respeito aos órgãos parceiros. “Com a elegância que lhe é própria, o presidente do TJMG acolheu cada um dos candidatos inscritos e que compõem a lista sêxtupla do MPMG. Repetindo o que fizemos com a OAB/MG, os candidatos se sentem prestigiados e são tratados igualmente”, diz.
Candidatos
Andrea Figueiredo Soares
Procuradora de justiça

“Acho sensacional a decisão do presidente de receber os candidatos, porque ele tomou a iniciativa muito rápido, e isso nos dá uma segurança maior. Além disso, ele já comunicou a data em que pretende votar essa questão, o que nos dá a certeza de que não ficaremos por longo tempo aguardando a definição dessa lista.”
Geraldo Ferreira da Silva
Procurador de justiça

“A iniciativa do presidente permite conhecer melhor os candidatos, sua trajetória profissional e seu valor. Todos são experientes, e essa oportunidade nos dá conforto para fazer nossa campanha.”
Gisela Potério Santos Saldanha
Procuradora de justiça

“Achei interessante podermos nos apresentar, não só àqueles com quem já tivemos contato profissional, mas também àqueles que não nos conhecem. Nós nos sentimos acolhidos neste pleito.”
Leonardo Távora Castelo Branco
Promotor de justiça

“Considero pioneira e extraordinária a atitude do presidente, fomos recebidos com muito carinho, e é uma oportunidade de entregarmos pessoalmente nossos currículos e termos, de forma equânime, uma proximidade maior.”
Marcelo de Oliveira Milagres
Promotor de justiça

“Para mim é uma grande honra poder submeter meu nome a todos os desembargadores e desembargadoras, e agradeço pela oportunidade de ser recebido pela Alta Direção dessa corte pela qual tenho o maior respeito.”
Rolando Carabolante
Promotor de justiça

“O presidente, sempre muito gentil e acolhedor, nos recebe no Tribunal, permitindo que frequentemos esta Casa, tão simbólica para Minas, para conhecer e conversar com os colegas desembargadores, apresentando nosso currículo e nossa pretensão.”
Fonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW