Audiência Pública discute criação de sete datas comemorativas em Divinópolis
Valorização da cultura, agronégocio, fomento ao turismo, inclusão social, estão entre as justificativas dos projetos.

A Câmara Municipal de Divinópolis, a pedido da Comissão de Participação Popular, realizou, ontem (19), Audiência Pública para debater sete Projetos de Lei, que propõem a instituição de datas comemorativas no calendário oficial de Divinópolis.Valorização da cultura, do agronegócio,conscientização sobre o autismo, fomento do turismo e comércio e divulgação de métodos naturais de planejamento familiar estão entre as justificativas para criação das datas oficiais.
A vereadora Kell Silva (PV) – presidente da Comissão de Participação Popular e autora de dois projetos em discussão na audiência – conduziu o debate e justificou que o objetivo era “discutir a relevância e significação das datas comemorativas e homenagens”, que se pretende criar por meio dos projetos de lei em tramitação no
Legislativo.
Na sequência, a palavra foi aberta para os vereadores, autores das demais propostas em discussão, sendo eles: Ney Burguer (Novo), Matheus Dias (Avante), Wesley Jarbas (Republicanos), Anderson da Academia (Republicanos) e Walmir Ribeiro (PL). Os parlamentares destacaram a relevância de suas propostas e pediram o apoio dos colegas para aprovação. Também participaram do debate popular os vereadores: Washington Moreira (Solidariedade), Welington Well (Progressistas) e o presidente da Câmara, Israel da Farmácia (Progressistas).
Após a defesa dos vereadores acerca de suas propostas, a palavra foi aberta a população, contando com a manifestação de representantes de motociclistas, contadores de histórias e também de representante das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As propostas foram discutidas e defendidas, reforçando o papel das datas comemorativas como ferramentas de celebração, conscientização e fortalecimento da cultura e da convivência em sociedade.
Estiveram em debate os seguintes projetos: 1) PL CM 008/2025, que institui o “Dia da Cidade das Histórias” e o PL CM 073/2025, que institui o “Dia de Conscientização do Autismo”, ambos de autoria da vereadora Kell Silva; 2) PL CM 010/2025, que institui a “Divina Motofest”, de autoria do vereador Ney Burguer; 3) PL CM 044/2025, que institui o “Dia Municipal dos Métodos Naturais de Planejamento Familiar”, de autoria do vereador Matheus Dias; 4) PL CM 065/2025, que institui o “Dia Municipal da Missão Calebe” e PL CM 071/2025, que institui o “Dia Municipal dos Desbravadores”, ambos de autoria do vereador Wesley Jarbas; e o PL CM 056/2025 que institui o “Dia Municipal do Produtor Rural”, de autoria dos vereadores Anderson da Academia e Walmir Ribeiro.
Propostas
O PL CM 008/2025,de autoria da vereadora Kell Silva, propõe a criação do Dia Cidade das Histórias, em 20 de março, celebrando o título concedido a Divinópolis em 2018. O objetivo é valorizar a arte de contar histórias e reforça a identidade cultural e criativa de Divinópolis. “O Dia das Cidades das Histórias vem para promover ainda mais a cultura divinopolitana, que é muito ligada à contação de histórias e faz parte da nossa cultura. Todos gostam de ir, no domingo, à praça para ouvir as contadoras encantarem a gente. Então, faz parte da nossa cultura e merece ser valorizado”, destacou a vereadora Kell Silva.
O Projeto de Lei nº CM 73/2025, também de autoria da vereadora Kell Silva, institui o”Dia de Conscientização sobre o Autismo”, a ser celebrado no dia 2 de abril. A proposta estabelece a participação dos alunos da rede municipal em manifestações e atividades educativas voltadas à sensibilização sobre o autismo.O objetivo é envolver os jovens nessa luta, despertando sua consciência cidadã e promovendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e responsável.”Muitas das vezes, as crianças típicas não conhecem as realidades das crianças atípicas. (…) Quando promovemos o conhecimento e a difusão do espectro autista, entre outros, estamos fazendo um trabalho, que deveria ser feito desde sempre, que é promover essa igualdade, equidade, diversidade e a inclusão nas escolas”, disse.O PL CM 010/2025, de autoria do vereador Ney Burguer, institui e inclui no Calendário oficial de Divinópolis o evento“Divina Motofest”,a ser realizado anualmente em julho. O objetivo é promover a cultura motociclista, fomentar o turismo, a economia local e oferecer lazer à população. O evento tem também caráter filantrópico, com arrecadação de recursos para entidades sociais, contando com apoio da União dos Moto Clubes de Divinópolis. “Divinópolis só tem a ganhar. Dois anos de festa e reunimos mais de 10 mil pessoas, os hotéis ficaram lotados, é um evento que fomenta o turismo de Divinópolis, ajuda o povo de Divinópolis”, destacou o vereador Ney Burguer.
O Projeto de Lei CM 044/2025, de autoria do vereador Matheus Dias, institui o “Dia Municipal dos Métodos Naturais de Planejamento Familiar”, a ser celebrado em 1º de abril. A data será destinada à realização de eventos educativos, palestras e oficinas sobre os métodos naturais de regulação da fertilidade, como os métodos Billings e Creighton, promovendo uma maior valorização do laço matrimonial, uma cultura de respeito à vida e o bem-estar integral da mulher em relação à sua maternidade e sexualidade. “O propósito de instituir esse dia visa promover um maior conhecimento sobre as alternativas existentes para se viver uma maternidade responsável. São vários benefícios, que ele (método) pode ocasionar, por exemplo, algumas mulheres têm dificuldade com algum método, e esse método é científico e visa proteger a saúde da mulher”, destacou o vereador Matheus Dias.
O Projeto de Lei CM 065/2025, de autoria do vereador Wesley Jarbas, tem como objetivo instituir o “Dia Municipal da Missão Calebe”, no segundo sábado de janeiro. A proposta busca reconhecer e valorizar o trabalho social e voluntário realizado pelo projeto, idealizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. A Missão reúne jovens em ações de solidariedade, evangelismo, desenvolvimento comunitário e promoção da cidadania em diversas regiões do estado. Na justificativa do projeto o vereador destaca que “a instituição do Dia Municipal da Missão Calebe no calendário municipal, é uma forma de incentivo ao trabalho voluntário, à solidariedade entre os jovens e à promoção de cidadania em todos os níveis”.
Também de autoria do vereador Wesley Jarbas foi discutido o Projeto de Lei CM 071/2025,que institui o “Dia Municipal dos Desbravadores”, a ser comemorado no dia 20 de setembro. O objetivo da proposta é reconhecer e valorizar a contribuição dos Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para o desenvolvimento social, cultural, espiritual e cívico dos jovens. Na justificativa da proposta, o vereador quea “instituição do Dia Municipal dos Desbravadores visa reconhecer o impacto positivo desse projeto na vida de milhares de jovens, além de destacar sua relevância para a sociedade como um todo”.
O Projeto de Lei CM 56/2025, de autoria dos vereadores Anderson da Academia e Walmir Ribeiro, institui o “Dia do Produtor Rural em Divinópolis”, a ser celebrado no dia 28 de julho. A proposta tem como objetivo valorizar o trabalho do produtor rural e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município. A proposta é que a semana, em que se comemora a data, seja dedicada à valorização do trabalho rural, incentivo à produção agrícola sustentável, apoio à capacitação dos produtores e promoção de ações, que fortaleçam o setor agropecuário, como encontros, palestras, atrações, feiras, shows, workshops, fomentando o comércio e o agronegócio. “Sabemos a importância do produtor rural na região de Divinópolis, principalmente na região de Ermida (…). Não é só o dia do produtor, iremos fazer durante uma semana, um incentivo, dando cursos e fortalecendo cada vez mais o homem do campo, o produtor rural. Com certeza será um projeto de grande importância para a cidade”, justificou o vereador Walmir Ribeiro.
Balanço
A vereadora Kell Silva, presidente da Comissão de Participação Popular, destacou a presença da população e o debate de importante projetos abrangendo áreas como cultura, educação e economia. “Projetos relevantes para a cidade foram discutidos na área da cultura, educação, economia, valorizando principalmente as pessoas, que fazem a história acontecer em Divinópolis, como as pessoas do campo, o produtor rural, como os contadores de histórias e até e mesmo os motociclistas, que andam por todas as nossas cidades, e merecem também ser valorizados. Os projetos foram apresentados, foram defendidos pelos vereadores, tivemos a participação popular apresentando a relevância dos projetos e creio que o balanço final é muito positivo”, finalizou.
Fonte: Câmara de Divinópolis
Faça parte do grupo oficial do Portal G37 no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/C8RrNKLEyvQ8dsEU0nCJlo