Copasa instala sistema de monitoramento e automação em reservatórios do Centro-Oeste
Modernização das unidades permite mais precisão e agilidade na identificação de ocorrências que podem causar desabastecimento.

Para oferecer um serviço mais eficiente à população, a Copasa está modernizando suas unidades em todo o estado. Na Superintendência de Operações Centro-Oeste não é diferente. Nas cidades de Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá e Santo Antônio do Monte, pertencentes à Gerência Regional de Divinópolis, foi implantado um novo sistema de monitoramento e automação dos reservatórios. A aquisição permite mais precisão e agilidade na identificação de problemas que podem causar desabastecimento, evitando assim impactos para a população.
Os sistemas de automação são compostos por equipamentos e softwares capazes de monitorar, em tempo real, 24 horas por dia, volumes dos reservatórios, status de funcionamento de bombas dosadoras – máquinas que acrescentam os produtos necessários ao tratamento da água – e verificar se as elevatórias e a Estação de Tratamento estão operando corretamente.
O supervisor de automação Márcio Luciano do Carmo, da Gerência de Manutenção Eletromecânica Centro-Oeste, explica a importância de atualizar esses sistemas. “Buscamos ter uma informação de qualidade que propicie uma tomada de decisão mais assertiva e a melhoria da qualidade de serviço”, destaca. Ele reforçou que estão previstas em breve expansões para outros municípios, como as gerências regionais de Curvelo, Araxá e Frutal.
Adilton Pereira, encarregado de Dores do indaiá, reforça como essa nova ferramenta está ajudando no trabalho da empresa. “A implantação tem sido fundamental no controle do sistema, e conseguimos antecipar muitos problemas. O sistema também economiza tempo dos empregados, pois eles não precisam ir o tempo todo nas unidades e conseguem monitorar remotamente, podendo assim deslocar os funcionários para outras atividades, o que otimiza o serviço. Conseguimos ainda acompanhar o sistema em Estrela do Indaiá e Serra da Saudade, percebendo qualquer alteração, mesmo à distância”, completou.
De acordo com o encarregado de Santo Antônio do Monte, Adalton de Souza Pena, agora é possível evitar que intercorrências se instaurem no sistema com mais frequência. “A automação tem servido como um oráculo, conseguimos identificar o que pode vir a acontecer no futuro, analisando os gráficos detalhados e o fluxo de informações que as unidades nos apresentam pelo sistema remoto. Com isso, podemos diminuir as perdas e evitar o desperdício. Em pontos mais críticos da cidade, conseguimos corrigir eventuais problemas antes de o impacto no abastecimento ser muito grande e, até mesmo, identificar informações, como horários de maior consumo, e assim construir projetos que possam melhorar esse atendimento para a população”, explicou.
Fonte: Copasa
Faça parte do grupo oficial do Portal G37 no Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/C8RrNKLEyvQ8dsEU0nCJlo