Artigos

A importância do prazo

Ômar Souki

Estabeleci o prazo de duas horas para terminar este texto. Comecei hoje, dia 18 de fevereiro de 2025, terça-feira, às 13h30 e devo concluí-lo até às 15h30. Estou me desafiando para demonstrar que, de fato, as tarefas são realizadas dentro dos prazos estabelecidos. Eu estabeleci esse limite de tempo e espero cumprir esse prazo. Isso tem como resultado uma maior concentração do meu foco e aumento de minha expectativa de alcançar esse propósito. Se eu tivesse apenas afirmado que terminaria este artigo durante o dia de hoje, estaria aumentando o prazo e, com isso, diluiria a minha concentração. Estabelecer limites de tempo para a realização de tarefas é altamente motivante. O efeito de uma colher de mel em uma xícara de chá é totalmente diferente daquele que a mesma quantidade de mel teria se fosse misturada a uma piscina.

O não cumprimento desta meta será desagradável para mim, pois, eu já me comprometi comigo mesmo que estaria concluída dentro de determinado espaço de tempo. Além de desagradável—caso eu tivesse prometido esse resultado a alguém mais—seria constrangedor e poderia arranhar a minha credibilidade. Isso é justamente o que ocorre dentro dos relacionamentos sejam eles pessoais ou profissionais. Quando estabelecemos prazos e não os cumprimos causamos constrangimento em nosso entorno. Frustramos as expectativas de amigos e colegas. No âmbito profissional poderemos estar causando prejuízos financeiros tais como aumento de custos, perda de clientes, desgaste da imagem da empresa. O atraso frequente produz um clima de desconfiança entre colaboradores e clientes.

No caso deste artigo, tenho a meu favor o fato de gostar muito de escrever. Com o ar do tempo internalizei a maneira correta de manifestar esse talento. Também tenho o hábito de planejar, pelo menos duas horas diárias, para praticá-lo. Algumas dicas são importantes para que as nossas tarefas sejam terminadas dentro dos prazos estabelecidos:

01. Gostar do que se faz. Em qualquer área de atividade humana, é fundamental que tenhamos gosto pelo nosso trabalho. A vida fica mais leve e as tarefas são realizadas com mais agilidade.

02. Planejar antes de realizar. Fazer um planejamento semanal. Isso é importante, tanto para quando o trabalho é individual, quanto em equipe. Dividir tarefas mais complexas em etapas bem definidas. Estabelecer metas e como poderão ser alcançadas. Cada pessoa envolvida deverá saber o que é esperado dela e dentro de quanto tempo.

03. Comprometer-se apenas com aquilo que, realmente, você pode entregar. Assumir responsabilidades em excesso, além de produzir um estresse desnecessário, compromete a entrega das tarefas no tempo estipulado.

04. Utilizar agendas, calendários e aplicativos. Eu utilizo uma agenda semanal, onde anoto tarefas e eventos. Esse hábito tem sido de grande valia para lembrar-me de compromissos assumidos.

05. Ter um encontro marcado consigo mesmo. O cumprimento de prazos vai depender em grande parte do nosso equilíbrio pessoal. Para isso, é importante agendar encontros diários com nós mesmos e com o nosso Criador. São momentos sublimes nos quais eu recarrego as baterias e me preparo para os desafios do dia a dia.

São 14h40. O artigo está concluído. O prazo foi cumprido antes do tempo estipulado. Glória a Deus!

Leia mais

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter o ao conteúdo do Portal G37.